Palestrantes

Luciano Oliva

LUCIANO OLIVA (INSTITUTO GENTE)
Os Desafios para a Felicidade Profissional

Graduado em Comunicação Social pela Faculdades Hélio Alonso do Rio de Janeiro (FACHA), coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e especialista em comportamento humano e psicologia organizacional.Possui amplo conhecimento sobre o funcionamento da comunicação nas relações do trabalho e suas aplicações no desenvolvimento de lideranças e gestão de equipes para o alcance de metas e resultados. Luciano soma vasta experiência em marketing, jornalismo, apresentação de rádio e TV e treinamento de expressão verbal. Atuou em grandes grupos, entre eles Jornal do Brasil, TV Record, Jornal O Dia, Rede Transamérica, Band TV e Jovem Pan SAT.

Miguel Ángel Verdugo AlonsoMIGUEL ÁNGEL VERDUGO ALONSO
CONFERÊNCIA 1: Habilitação da Pessoa com Deficiência para Promover a Auto Determinação

Professor de Psicologia da Deficiência na Universidade de Salamanca. Diretor do Instituto Universitário de Integração na Comunidade e do Mestrado em Integração de Pessoas com Deficiência e Qualidade de Vida, assim como do Serviço de Informação Sobre Deficiência do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade, também da Universidade de Salamanca.Publicou mais de 500 artigos científicos e capítulos de livros e mais de 70 livros e escalas de avaliação. É diretor da Revista Século Zero e coordenou investigações sobre qualidade de vida, deficiência intelectual, emprego, habilidades sociais e outras. Tem participado frequentemente como professor convidado em universidades de diferentes países, apresentando vários trabalhos científicos.

Prêmios: Medalla de Educación de la Universidad de Anáhuac 2014 en México DF; Premio Reina Sofía 2013 de Rehabilitación e Integracióndel Real Patronato sobre Discapacidad; Premio Solidario Once Castilla y León 2013; Premio Intras 2013; Premio de Investigación Infanta Cristina 2010; Premio Internacional 2005 de la AAIDD; Premio Mecenas 2001 de la Universidad  de Salamanca y Doctor Honoris Causa  en 2012 por la Universidad ISALUD de la República Argentina.


Enicéia Gonçalves Mendes
ENICÉIA GONÇALVES MENDES
PALESTRA 1: Análise do Impacto das Salas de Recursos Multifuncionais na Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual

Enicéia possui Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. É Professora Titular da UFSCar, docente do Departamento de Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). É, também, coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial (PROEX/UFSCAR). Possui estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru) e pós-doutorado na Université Paris-Sorbonne, na França (2007-2008).  Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial e desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar e política educacional. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial (ABPEE) e bolsista de produtividade em Pesquisa 1-C do CNPq.

0000002771IVANA DE SIQUEIRA
PALESTRA 2: Novas Perspectivas da Educação Especial Segundo as Diretrizes do MEC

Formada em psicologia, especialista em educação e desenvolvimento e mestre em educação, Ivana é servidora aposentada no MEC. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Educação Especial, por sete anos, depois de passar dois anos como coordenadora-geral de desenvolvimento da educação especial. De 2003 a 2007, foi gerente de projetos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atualmente é Secretária da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi). Antes de chegar à Secadi, atuava no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

 

ERENICE CARVALHO
MESA 4: Deficiência Intelectual: Conhecer para Intervir

Psicóloga, fonoaudióloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Foi professora de estudantes em situação de deficiência na rede pública de ensino do DF, onde também atuou como diretora do Ensino Especial de 1988 a 1994. Atuou como professora convidada da Universidade de Brasília/Faculdade de Educação e na Universidade Católica de Brasília nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Psicologia, onde ainda atua como professora colaboradora. Realiza consultoria e pesquisa nas áreas de educação especial e inclusão escolar, temas sobre os quais tem publicações e profere palestras.

 

MARYSE SUPLINO
MESA 5: Estratégias de Intervenção Pedagógica para Promover a Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual

Psicóloga, Professora, Doutora em Educação pela Universidade do Estado do RJ. Fundadora e diretora do Instituto Ann Sullivan. A professora tem cerca de vinte anos de investigação e experiência na área do autismo e deficiência intelectual, com consultorias, capacitações e apresentações em diferentes partes do Brasil e no exterior.
Autora de vários artigos e textos sobre autismo e DI, dentre os quais destacam-se os livros: Currículo Funcional Natural: Guia prático para a educação na área de autismo e deficiência mental. 3a. ed. Brasília: CORDE-, 2009.; Vivências Inclusivas de alunos com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009 e Guto, um menino com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009 e Ensinando pessoas com autismo e deficiência intelectual, de 2011.
 
patriciaPATRÍCIA MARTINS FREITAS
MESA 5
 
Doutora em Ciências da Saúde, área de concentração Saúde da Criança e do Adolescente, pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 2009. Mestre em Psicologia, área de concentração Psicologia do Desenvolvimento, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG em 2004 e graduação em Psicologia pela mesma instituição em 2003. Atualmente, sou professora adjunta da Universidade Federal da Bahia desenvolvendo projetos nas linhas de pesquisa: Cognição matemática, Desempenho escolar, Transtornos do Desenvolvimento e da aprendizagem, Tenho experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, transtornos do desenvolvimento, psicometria, adaptação psicossocial, avaliação e reabilitação neuropsicológica pediátrica e paralisia cerebral.

Isabel PinheiroMARIA ISABEL PINHEIRO
MESA 6: A Importância da Família Parceira no Processo de Habilitação e Reabilitação do Filho com Deficiência Intectual

Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação na Saúde da Criança e do Adolescente – Faculdade de Medicina da UFMG. Colaboradora no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (FAFICH/UFMG). Psicóloga Clínica, atuando principalmente nos temas: treinamento de pais, problemas de comportamento na infância, habilidades sociais e autismo.

Carlos Veloso da VeigaCARLOS VELOSO DA VEIGA
CONFERÊNCIA 2: Habilitação e Reabilitação da Pessoa com DI Visando a sua Inclusão no Mercado Formal de Trabalho

Carlos Veloso da Veiga é doutor em sociologia e professor auxiliar com agregação do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Tem lecionado as disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação Social, Sociologia da Solidariedade e Exclusão Social, Estatística e Análise de Dados em Sociologia, Sociologia das Organizações e Sociologia da Deficiência e da Reabilitação. Os seus interesses de investigação focalizam-se, essencialmente, no campo da deficiência e das organizações de reabilitação das pessoas com deficiência. Tem participado como consultor científico e avaliador em vários projetos de investigação/ação e é autor e coautor diversos livros e artigos científicos, com especial incidência na área da deficiência e da reabilitação.

Maria Nivalda de Carvalho Freitas 2MARIA NIVALDA DE CARVALHO FREITAS
PALESTRA 3: Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual nas Empresas Brasileiras

Maria Nivalda possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ – 1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) – com tese sobre Inserção de Pessoas com Deficiência em Empresas Brasileiras – e Pós-Doutorado em Psicologia na University of Greenwich (Inglaterra), com pesquisa sobre estratégias para minimização do preconceito. É professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João Del-Rei e Pesquisadora de Produtividade do CNPq desde 2010. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ e é líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Suas pesquisas contemplam os seguintes temas e relações: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inserção e gestão do trabalho de pessoas com deficiência; satisfação e qualidade de vida no trabalho, socialização profissional e processos grupais nas organizações de suas pesquisas.

Sílvia SantosSILVIA SANTOS (APAE DE BAURU) 

MESA 1: Colocação do Trabalhador com Deficiência Intelectual na Empresa com a Metodologia do Emprego Apoiado

Possui Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Universidade do Sagrado Coração- USC Bauru. Especialização em Gestão de Instituição de Ensino pela Faculdade Internacional de Curitiba. Especialização em Gestão Integrada (Gestão-Supervisão-Orientação) pela Signorelli do Rio de Janeiro. Professora Coordenadora da Equipe do SEEASP (Serviço de Educação, Encaminhamento, Acompanhamento e Supervisão Profissional) da APAE de Bauru, atua como consultora de Emprego Apoiado. É membro da ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado), com Sede em São Bernardo do Campo-SP.

Patrícia ValadaresPATRICIA VALADARES (APAE DE BELO HORIZONTE)

MESA 1

Coordenadora de Ações Integradas da APAE BH com formação em Psicologia pela PUC Minas. Pós-graduada em Neuropsicologia pela FUMEC e em Terapia Cognitivo Comportamental pela UFMG.

FLÁVIO GONZALEZ (APAE DE SÃO PAULO)

MESA 1

Flávio Gonzalez, Supervisor de Qualificação e Inclusão da APAE de São Paulo-SP, com 20 anos de atuação na inclusão profissional de pessoas com deficiência. Psicólogo, pós-graduado em psicossomática e psicologia clínica hospitalar, mestrando em aconselhamento.

 

Gustavo1 (1)GUSTAVO HUMBERTO FERREIRA SANTOS
MESA 2: Desafios e Ganhos na Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Intelectual por Meio do Trabalho

Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua na área gerencial, Recrutamento, Seleção e Treinamento  de pessoas; Elaboração e controle de processos internos; Supervisão e apoio dos setores Administrativos e Operacionais;  Avalia e aperfeiçoa continuamente o processo, gerencia os bens, as metas, os custos, os índices e as produções; Atualmente trabalha na empresa Sibra Ind. e Com, uma indústria de confecção.

HÉLIO ARTHUR REIS IRIGARAY
MESA 2

Professor da FGV-EBAPE, onde coordena o centro de pesquisa em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Coordenador da linha de pesquisa em Diversidade e Relações do Trabalho, na ANPAD – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e Bacharel em Economia pela University of Northern Iowa.

Michelle Pinto de LimaMICHELLE PINTO DE LIMA
MESA 3: O Sentido do Trabalho para a Pessoa com Deficiência Intelectual

Michelle Pinto de Lima é doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federação de Lavras (UFLA) e graduada em Administração e Psicologia. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e pesquisadora na área de Relações de Trabalho e Diversidade.

EdigilsonEDGILSON TAVARES
PALESTRA 4: Contribuições da Política de Assistência Social para o Processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência e sua Família

Doutor e Mestre em Serviço Social pela PUC­SP com estágio doutoral na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa); Administrador pela UFPB; Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia exercendo atualmente o cargo de Assessor da Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL); Consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / PNUD; Membro do Conselho de Administração da APAE de Salvador; militante e pesquisador na área da pessoa com deficiência há 16 anos, tendo exercido cargos de gestão em organizações da sociedade civil como FENAPAEs, APAE de São Paulo, Sense International, Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Atualmente desenvolve pesquisas sobre avaliação e implementação de políticas públicas, serviços socioassistenciais para pessoas com deficiência, relações Estado-­sociedade civil.

MARIA DO CARMO BRANT

CONFERÊNCIA 3: A Implementação da Política de Assistência Social: Desafios e Perspectivas para o Atendimento da Pessoa com Deficiência Intelectual

Graduada em Serviço Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho, atuou na implantação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos para o Suas (NOB-RH/Suas) em São Paulo, quando trabalhou como consultora na Secretaria de Desenvolvimento Social do estado. Como secretária adjunta do município paulista, implementou o Plano de Ação da Assistência Social. Ainda na área social, Carminha Brant foi consultora da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo; do Instituto Via Pública, em São Paulo, e do conselho executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Atualmente, é Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. 

 

Daniel Fioravante BarbosaDANIEL FIORAVANTE BARBOSA
MESA
7: Recursos e Ações de Assistência Social para as Pessoas com Deficiência Intelectual

Graduado em Direito pela PUC-Minas. Representou Pará de Minas na Conferência Internacional de Meio Ambiente, na Inglaterra, organizado pela UNEP (organismo internacional para assuntos ambientais e sustentabilidade da ONU), apresentando o Projeto Verde Mais em Pará de Minas. É membro efetivo do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-MG), representando a Federação das Apaes de Minas Gerais (2014), e Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas. Daniel também representa o Governo Municipal no Conselho Municipal de Turismo, no Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e no Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social.

Stefane RabeloSTEFANE RABELO
MESA 7

Possui bacharelado em Ciências do Estado, com ênfase em Governança Social, e atualmente se especializa em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas, ambos pela UFMG. Stefane integra, desde 2013, a Nexo – Investimento Social, atuando na elaboração de projetos, captação de recursos e gestão de projetos via mecanismos de incentivos fiscais, principalmente PRONAS/PCD, PRONON e Fundo do Idoso.

 

DéboraDÉBORA MARIA DAVID DA LUZ
MESA 8: A Rede Socioassistencial e seus Níveis de Complexidade de Serviços

Graduada em Serviço Social pela PUC Minas, com Especialização em Políticas Públicas; Supervisão em Serviço Social; Especialização Licenciatura Plena para graduação de professores; Disciplinas isoladas no Mestrado da PUC/Minas e UFMG. Chefe de Departamento de Serviço Social, Professora Assistente e Coordenadora do curso de Serviço Social da PUC Minas. Professora do Curso de Especialização da Política de Assistência Social do Pitágoras/SEDESE. Professora do Capacita/SUAS – UFMG/SEDESE/MDS.  Professora do Curso de Pós Graduação – PUC/Minas – IEC – ministrando disciplinas de Movimentos Sociais e Política de Assistência Social/SUAS. Na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, é Analista de Políticas Públicas concursada – Assistente Social, Integrante da Equipe do Serviço de Orientação e Apoio Sócio familiar, Membro Integrante do Projeto de Pesquisa sobre famílias com situação de abuso sexual em crianças e adolescentes – Grupo de Estudos para a Construção de uma Metodologia de Trabalho.

REJANEREJANE LAZZARETTI
MESA 9: Organização de Serviços de Assistência Social para Atendimento às Pessoas com Deficiência Intelectual e suas Famílias

Brasileira, nascida em 15/11/68; Psicóloga, formada pela Universidade de Caxias do Sul; Especializada em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da Infância e Adolescência no Centro de Estudos Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência- Ceapia Porto Alegre. Curso de capacitação sobre o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e Serviço de Atenção Integral as Famílias –PAIF desenvolvido pela Fundação de Assistência Social do município em parceria com a Universidade de Caxias do Sul.

Atuação profissional como Psicóloga na APAE de Caxias do Sul de 1999 a 2013; Desde Junho 2013 até o momento, atuação na Coordenação do Centro-Dia de Referência – Serviço Especializado da Assistência Social para Pessoas com Deficiência em Situação de Dependência e suas Famílias – denominado Centro-Dia Caxias – CDC, executado pela APAE de Caxias do Sul em Parceria com o Poder Público.

SimoneSIMONE APARECIDA ALBUQUERQUE

MESA 9

Assistente Social, especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Concursada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, como Analista de Políticas Públicas. Participou ativamente da elaboração das Normativas do Sistema desde a Política Nacional de Assistência Social de 2004. De 2004 a 2015 foi Diretora de Gestão do SUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS/MDS, conselheira do CNAS e membro da Comissão Intergestores Tripartite.

Assumiu o cargo de Subsecretária Estadual de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais em janeiro de 2015. Em março de 2015 tomou posse como Presidente do Conselho Estadual de Assistência de Minas Gerais. Nas eleições seguintes, ainda em 2015, passou a função de Vice Presidente do CEAS.

Vitor-Geraldi-HaaseVITOR HAASE
CONFERÊNCIA 4: A Contribuição da Neuropsicologia no Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Psicologia Médica (Dr. rer. biol. hum.) pela Ludwig-Maximilians-Universität zu München (1999). É professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de produtividade do CNPq 1D. Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND-UFMG). Tem experiência na área de neuropsicologia, tendo interesse por correlação estrutura-função em neuropsicologia, modelos de processamento de informação em neuropsicologia (cognição matemática, processamento lexical, processamento visoespacial, funções executivas), reabilitação neuropsicológica, desenvolvimento humano e qualidade de vida, epidemiologia clínica e psicologia evolucionista.

Miguel Ángel Verdugo AlonsoMIGUEL ÁNGEL VERDUGO ALONSO
PALESTRA 5: Contribuições da Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual na Promoção da Qualidade de Vida

Professor de Psicologia da Deficiência na Universidade de Salamanca. Diretor do Instituto Universitário de Integração na Comunidade e do Mestrado em Integração de Pessoas com Deficiência e Qualidade de Vida, assim como do Serviço de Informação Sobre Deficiência do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade, também da Universidade de Salamanca.Publicou mais de 500 artigos científicos e capítulos de livros e mais de 70 livros e escalas de avaliação. É diretor da Revista Século Zero e coordenou investigações sobre qualidade de vida, deficiência intelectual, emprego, habilidades sociais e outras. Tem participado frequentemente como professor convidado em universidades de diferentes países, apresentando vários trabalhos científicos.

Prêmios: Medalla de Educación de la Universidad de Anáhuac 2014 en México DF; Premio Reina Sofía 2013 de Rehabilitación e Integracióndel Real Patronato sobre Discapacidad; Premio Solidario Once Castilla y León 2013; Premio Intras 2013; Premio de Investigación Infanta Cristina 2010; Premio Internacional 2005 de la AAIDD; Premio Mecenas 2001 de la Universidad  de Salamanca y Doctor Honoris Causa  en 2012 por la Universidad ISALUD de la República Argentina.

Gustavo Queiroz GuimarãesGUSTAVO QUEIROZ GUIMARÃES
MESA 10: Estratégias Diferenciadas para Habilitar/Reabilitar no Âmbito da Saúde as Pessoas com Deficiência Intelectual

Gustavo é psicólogo, graduado na UFMG, psicodramatista, professor do Instituto Mineiro de Psicodrama (IMPSI) e de cursos de capacitação de professores. Contador de histórias premiado e escritor, estudou a utilização das histórias na organização do pensamento (Gramática Narrativa) e o papel das relações na estruturação subjetiva. Desenvolveu a interação “Histórias em Movimento”, que é um método de transformação e construção de relações através do ouvir, criar e contar histórias. Atuou como arte-terapeuta em diversos grupos de crianças, adolescentes, jovens e educadores, em contextos de educação especial, saúde mental e exclusão social. É coordenador do projeto Histórias em Movimento da Fundação de Atendimento Especializada de Nova Lima-MG (FAENOL) e tem um ensaio científico premiado, publicado na Revista Brasileira de Psicodrama.

David DAVID MELLO DE JESUS
MESA 10

Coordenador Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Especialista em Políticas e Gestão da Saúde pela SES/MG desde 2008, Fisioterapeuta formado pela PUC/MG, Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela UNIPAC.

Mario congressoMÁRIO CÉSAR GUIMARÃES BATTISTI
MESA 11: Classificação Internacional de Funcionalidade: Conhecer para Aplicar

Possui graduação em Terapia Ocupacional (1986) e mestrado em Filosofia-Ética (2004), ambas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É coordenador e professor da Pós-graduação para Terapia Ocupacional (Saúde Mental e Saúde Funcional) da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS). Autor do livro “Fábulas e Fobias – Uma Viajem à Senso Percepção pela Terapia Ocupacional”, coautor do livro “Ética do Cuidado – Código de Ética Comentado da Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, coautor de aplicativo facilitador da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e consultor para implantação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade em Saúde.

Peterson-Marco-de-Oliveira-AndradePETERSON MARCO DE OLIVEIRA
MESA 11

Peterson Marco de Oliveira possui Graduação em Fisioterapia, Especialização em Fisioterapia Neurofuncional (2003), Mestrado em Ciências da Saúde (2008) e Doutorado em Neurociências (2012), todas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui como linhas de pesquisa: estudo da funcionalidade humana, acessibilidade, saúde das pessoas com deficiência e avaliação da educação superior. Realiza projetos de pesquisa e extensão relacionados com a saúde das pessoas com deficiência, de acordo com a perspectiva biopsicossocial preconizada pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da OMS. Suas principais produções foram publicadas pelas revistas científicas European Journal of Pediatrics, Research in Developmental Disabilities, Disability and Rehabilitation, Develolpmental Neurorehabilitation, Revista Paulista de Pediatria, Avaliação da Educação Superior, Fisioterapia em Movimento e Contextos Clínicos. Atualmente é diretor do Campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membro da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-4).

Juliana Sigolo

JULIANA SIGOLO
Mesa 11

Psicóloga graduada pela Universidade do Sagrado Coração, com formação e Licenciatura em Psicologia. Especialista em Escalas de Inteligência pela Unesp – Bauru, experiência em Psicologia Comportamental e atuação com pessoas com deficiência na APAE – Bauru desde 2009, nas áreas de qualificação, encaminhamento profissional, e avaliação psicológica multidisciplinar e de funcionalidade. Atualmente é coordenadora do Setor de Avaliação da APAE – Bauru.


DAIANNE SERAFIM MARTINS
MESA 12: Tecnologia Assistiva como Recurso de Promoção da Funcionalidade e Independência da Pessoa com Deficiência

Terapeuta Ocupacional (IPA). Especialista em Educação Inclusiva (PUCRS). Mestre em Design (UFRGS) com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva. Membro da ISAAC – Sociedade Internacional para Comunicação Aumentativa e Alternativa. Tem experiência em formação de profissionais em tecnologia assistiva; atendimento educacional especializado e desenho universal na aprendizagem; processos de avaliação e implementação de recursos de TA para comunicação alternativa envolvendo o acesso ao computador e dispositivos móveis.

SÉRGIO SAMPAIO BEZERRA
MINICURSO 1: Gestão de Apae

Ementa: Discutir as 4 funções gerenciais da administração (Planejamento; Coordenação; Direção e Controle) na perspectiva da teorias de gestão social e das práticas de gestão das Apaes.

Doutorando em Ciências Sociais pela PUC Minas, Mestre em administração pela EBAPE/FGV; Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ex-Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e da Apae de Belo Horizonte, e atual Presidente da Apae de Pará de Minas.

Stefane Rabelo

STEFANE RABELO
MINICURSO 2: Elaboração de Projeto para Captação de Recursos

Ementa: Discutir as principais características, regras e fluxo do PRONAS/PCD (Programa Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência), mecanismo de incentivo fiscal que permite que instituições do terceiro setor aprovem e captem no mercado projetos nas áreas de saúde e assistência social voltados para a atenção à pessoa com deficiência.

Possui bacharelado em Ciências do Estado, com ênfase em Governança Social, e atualmente se especializa em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas, ambos pela UFMG. Stefane integra, desde 2013, a Nexo – Investimento Social, atuando na elaboração de projetos, captação de recursos e gestão de projetos via mecanismos de incentivos fiscais, principalmente PRONAS/PCD, PRONON e Fundo do Idoso.

Patrícia LeitãoPATRÍCIA LEITÃO
MINICURSO 3: Transtorno do Espectro do Autismo na Perspectiva Educacional

Ementa: Introdução acerca do conceito de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), classificação segundo CID-10, DSM-5, sinais precoces do Autismo, principais aspectos e manifestações do autismo, apresentação dos estilos cognitivos da pessoa com TEA na perspectiva do ensino estruturado”.
 

Patrícia é psicóloga e psicopedagoga. Possui pós-graduação em Educação no Ensino Estruturado para Autistas e é coordenadora da Reabilitação Intelectual/Autismo do CERII da Apae de Pará de Minas.

patriciaPATRÍCIA MARTINS FREITAS
MINICURSO 4: Currículo Escolar e Reabilitação de Pessoas com Deficiência Intelectual

Ementa: Deficiência intelectual, definição, classificação, e procedimentos diagnósticos; neuroplasticidade e reabilitação neurocognitiva; currículo e reabilitação. 

 Doutora em Ciências da Saúde, área de concentração Saúde da Criança e do Adolescente, pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 2009. Mestre em Psicologia, área de concentração Psicologia do Desenvolvimento, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG em 2004 e graduação em Psicologia pela mesma instituição em 2003. Atualmente, sou professora adjunta da Universidade Federal da Bahia desenvolvendo projetos nas linhas de pesquisa: Cognição matemática, Desempenho escolar, Transtornos do Desenvolvimento e da aprendizagem, Tenho experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, transtornos do desenvolvimento, psicometria, adaptação psicossocial, avaliação e reabilitação neuropsicológica pediátrica e paralisia cerebral.

Isabel PinheiroMARIA ISABEL PINHEIRO 
MINICURSO 5: Treinamento de Pais

Ementa: Este minicurso abordará uma parte teórica e uma parte prática. Na introdução teórica serão abordadas as principais bases de pesquisa que orientam os Programas Comportamentais de Treinamento de Pais. A parte prática objetiva habilitar os profissionais para que sejam capazes de realizarem análise e elaborarem programa de intervenção e modificação de comportamento, no formato do Treinamento de Pais.

Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação na Saúde da Criança e do Adolescente – Faculdade de Medicina da UFMG. Colaboradora no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (FAFICH/UFMG). Psicóloga Clínica, atuando principalmente nos temas: treinamento de pais, problemas de comportamento na infância, habilidades sociais e autismo.

Juanita PimentaMARIA JUANITA PIMENTA
MINICURSO 6: A Organização dos Serviços de Assistência Social para Pessoas com Deficiência Intelectual. 

Ementa: Conjunto de diretrizes e informações para apoiar as unidades no planejamento, implantação e funcionamento dos serviços de Assistência Social.

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela Universidade Grande Rio. Foi Secretária Municipal de Saúde e de Assistência Social no município de Capelinha – MG.

Trabalhou como Superintendente de Política de Assistência Social; Subsecretaria de Estado de Assistência Social; Subsecretária de Direitos Humanos, no Governo de Minas Gerais – Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese.  Foi conselheira e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais – CEAS/MG; conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais – Cedca/MG, e coordenadora da Comissão Intergestores Bipartite – CIB/MG. Atualmente é consultora técnica da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais