Palavra do Presidente

A evolução dos Congressos Estaduais

 A cada três anos, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais realiza o Congresso Mineiro das Apaes, que aborda temas atuais e importantes para atualização das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, famílias, profissionais e gestores.

O Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família acontece concomitantemente com Congresso Mineiro da Rede Apae, que tem como objetivo conhecer melhor, e mais profundamente, a realidade e a vivência da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, bem como de seus familiares.

Nesse intuito, é perceptível que nossos profissionais tem se mostrado cada vez mais presentes e participantes dos Fóruns e Congressos ao longo desses anos, no qual a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais tem abordado temas de relevância para o Movimento Apaeano, como:

ANO

MUNICÍPIO

TEMA

Nº. DE PARTICIPANTES

1991 Poços de Caldas Apae: Promovendo a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência 285
1992 João Monlevade Modelo de Atendimento nas Apaes: Propostas e Alternativas 320
1993 Lagoa da Prata Apae: Sua Missão e seu Papel em nosso Contexto Social 368
1994 Montes Claros Família: Visão e Expectativas Frente ao Portador de Deficiências 486
1996 Passos Portador de Deficiência: Conhecer para Educar para Integrar 995
1998 Caxambu Potencialidade Hoje, Cidadania Sempre 1200
2000 Uberaba Inclusão Social: Uma Estratégia para a Paz 1543
2002 Caxambu Apae: Mãos que Constroem a Dignidade Humana 1820
2004 Belo Horizonte Apae: 50 Anos Enfrentando Desafios e Superando Limites 2000
2006 São Lourenço Acessibilidade e Inclusão: Convivência Universal 2200
2010 Uberlândia Autogestão, Autodefesa: Construindo Autonomia e Independência da Pessoa com Deficiência Intelectual 2200
2013 Belo Horizonte Tecnologias Assistivas promovendo o desenvolvimento humano da pessoa com deficiência intelectual 2200
evolucacao-dos-congresssos-da-apae

Este ano, o III Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família e o XIII Congresso da Rede Mineira das Apaes abordará o tema: A Integralidade das Políticas Públicas na Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que irá perpassar pelas áreas de atuação de nossas Apaes, como: saúde, educação, assistência social e trabalho.

O processo de habilitação e reabilitação trabalha com vistas à redução das incapacidades, desenvolvimento das potencialidades e habilidades para o trabalho, à inclusão social e à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O objetivo da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais é tornar esse conhecimento acessível a todos, reiterando nosso propósito de continuar sendo um movimento forte, uma rede movida por interesses comuns voltados para a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, fazendo com que as outras pessoas as compreendam, aceitem e respeitem.

Sabemos que a realização de um evento desse porte apenas seria possível com o patrocínio de grandes empresas, e nesse caso ressaltamos: Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), Ministério da Saúde – Sistema Único de Saúde (SUS), Grupo Votorantim, Itaú e AMBEV. A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais contou ainda com a colaboração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), D&J Educação e Tecnologia, Apae de Pedro Leopoldo.

Em suma, a nossa luta é pelo efetivo cumprimento dos direitos garantidos em lei, pela felicidade e pela realização da pessoa com deficiência intelectual e de sua família.

Abraço fraterno,

Eduardo Barbosa

Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais