Envio de trabalhos

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO XII CONGRESSO DAS APAES DO ESTADO DE MG

  1. Informações gerais sobre o XIII Congresso das APAES de MG:

Tema Central: A Integralidade das Políticas Públicas Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Eixos Temáticos: Assistência Social, Inserção no Mercado de Trabalho, Saúde, Educação.

Organização Metodológica: Conferências, Palestras, Mesas: Partilhando experiências.

Programação:

1º dia: Minicursos

Abertura e Conferência Magna

2º dia: Eixos temáticos: Educação e Inserção no Mercado de Trabalho:

– Conferências, Palestras e Mesas: Partilhando Experiências.

3º dia: Eixos temáticos: Assistência Social e Saúde:

– Conferências, Palestras e Mesas: Partilhando Experiências.

  1. Normas Gerais para apresentação de trabalhos

Os trabalhos apresentados deverão estar focados no Tema Geral do Congresso: Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual. Identificação em um dos eixos temáticos.

  • A inscrição para apresentação de trabalhos será aberta para as modalidades Pôster e Mesa: Partilhando Experiências. No caso de mesa, o proponente deverá indicar, além do eixo, o número da mesa.
  • Poderão se inscrever para apresentação de trabalhos os profissionais vinculados à Rede Apaeana e a outras instituições afins, familiares de pessoas com deficiência intelectual, profissionais e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, que estejam inscritos como participantes do Congresso.
  • A inscrição dos trabalhos deverá ser feita por meio eletrônico no período de 10/03/16 a 16/06/16, no email uniapae@apaeminas.org.br e que obedeçam às normas, aos prazos e aos padrões definidos pela Comissão Científica (Anexo 2).
  • A não aceitação, pela Comissão Científica, do trabalho inscrito, não implica a devolução da taxa de inscrição ao(s) autor(es).
  • O autor deverá indicar a modalidade na qual deseja apresentar o trabalho (Poster ou Mesa: Partilhando Experiências), podendo aceitar ou não a proposta de apresentação em outra modalidade, indicada pela Comissão Científica. Caso não aceite a sugestão da Comissão Científica o trabalho poderá ser considerado não aprovado.
  • Os trabalhos selecionados para exposição nas mesas deverão ser encaminhados e identificados como versão final do trabalho, no período de 15/06/16 a 15/07/16, no email uniapae@apaeminas.org.br para análise e aprovação definitiva da Comissão Científica. Se necessário, ajustes poderão ser solicitados, inclusive uma apresentação presencial, para a Comissão Científica.
  • Todos os trabalhos deverão conter o nome do autor e do(s) coautor (es), se for o caso. E, quando houver mais de um autor, deverá ser indicado o responsável pela apresentação do mesmo.
  1. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

3.1 PÔSTER

Somente serão aceitos Trabalhos, pôsteres e artigos de participantes já inscritos no Congresso, e que obedeçam rigorosamente as orientações abaixo:

  • O formato de Pôster destina-se à apresentação de relatos de experiências, estudos de caso e de trabalhos de campo, concluídos ou em andamento e, nesta condição, com resultados preliminares que possam ser divulgados.
  • Os pôsteres para exposição em painel deverão ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura por 120 cm de altura e conter dados e informações suficientes para ser autoexplicativo (título, eixo temático, autores, instituição, objetivos, público atendido, metodologia, recursos adotados e resultados obtidos)
  • O pôster deverá conter, no canto superior direito, a logomarca da instituição a que pertence(m) o(s) autor(es) e no rodapé o contato do autor/instituição.
  • Poderão ser incluídas ilustrações, desde que auxiliem na compreensão do trabalho científico.
  • Imagens de pessoas só poderão ser utilizadas, com prévia autorização da própria pessoa ou de seu responsável.
  • Ilustrações e fotos somente poderão ser utilizados respeitados os direitos autorais do fotógrafo, ilustrador ou artista.
  • A confecção, impressão e conteúdo do trabalho em pôster, bem como as despesas decorrentes, serão de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores.

   3.2 MESAS-REDONDAS: Partilhando Experiências

Os trabalhos apresentados deverão estar focados no Tema Geral do Congresso: Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência IntelectuaI, com a identificação em um dos eixos temáticos e numeração da mesa.

  • As mesas serão constituídas por palestrantes convidados e apresentação de trabalhos selecionados.
  • Serão apresentados até três trabalhos por mesa, com 20 minutos reservados para cada apresentação (não importando o número de autores ou apresentadores), seguidos de outros 20 minutos, após a apresentação de todos, para debate com o público presente e, finalizando, as considerações finais do Moderador.
  • Deverão ser apresentados trabalhos que já estejam sendo desenvolvidos nas Apaes e/ou em outras instituições da mesma natureza. (Anexo 2).
  • Caso o trabalho contenha gráfico, tabela, figura e/ou foto, estas deverão compor o corpo do trabalho e estar inseridas no mesmo arquivo eletrônico, lembrando que fotos de pessoas devem ser previamente autorizadas pelo responsável e imagens e gravuras somente podem ser utilizadas respeitando a Lei de Direitos Autorais, dados os respectivos créditos aos autores, fotógrafos ou artistas.
  • CONFERÊNCIAS E PALESTRAS

Os conferencistas e palestrantes serão previamente convidados pela Comissão Científica do Congresso.

  1. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA

Os trabalhos inscritos serão avaliados por dois membros da Comissão Científica, segundo os critérios abaixo relacionados;

  1. a) Adequação aos objetivos, ao Tema Central e aos Eixos Temáticos do Congresso.
  2. b) Clareza, objetividade e correção na apresentação escrita, respeitadas a norma culta da língua portuguesa.
  3. c) Apresentação de resultados significativos obtidos com o projeto.
  4. d) Contribuição ao avanço do conhecimento e da prática no atendimento à pessoa com deficiência intelectual, na perspectiva de sua habilitação e reabilitação.

Anexo 1

EIXOS TEMÁTICOS
Os trabalhos deverão estar classificados em um dos seguintes Eixos/mesas:

Eixo 1: Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual com vistas à Inserção no Mercado de Trabalho

Mesa 1: Colocação do Trabalhador com Deficiência Intelectual na empresa com a metodologia do emprego apoiado.

Mesa 2: As práticas de RH e a gestão do trabalhador com Deficiência Intelectual

Mesa 3: O sentido do trabalho para Pessoa com Deficiência Intelectual.

Eixo 2: Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual na Perspectiva do Processo Educacional

Mesa 4 : Deficiência Intelectual: Conhecer para intervir

Mesa 5: Estratégias de intervenção pedagógica para promover a aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual.

Mesa 6: A importância da família parceira no processo de habilitação e reabilitação do filho com Deficiência Intelectual.

Eixo 3: Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual na perspectiva da Assistência Social

Mesa 7: Captação de recursos para o financiamento das ações de Assistência Social para as Pessoa com Deficiência Intelectual

Mesa 8: A rede socioassistencial e seus níveis de complexidade para pessoas com Deficiência Intelectual e suas famílias.

Mesa 9: Organização de serviços de assistência social para atendimento às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias

Eixo 4: Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual. na perspectiva da Saúde

Mesa 10: Estratégias diferenciadas para habilitar/reabilitar Pessoa com Deficiência Intelectual no âmbito da saúde

Mesa 11: Classificação Internacional de Funcionalidade: Conhecer para aplicar.

Mesa 12: Tecnologias Assistivas como recursos de promoção da funcionalidade e independência da Pessoa com Deficiência Intelectual.

Anexo 2

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS

Os trabalhos a serem apresentados nas mesas deverão respeitar as seguintes normas:

– Ao encaminhar o email com o trabalho, solicitamos que identifique no “assunto”: envio de trabalho, eixo ___ mesa___

  1. Título;
  2. Eixo temático no qual se insere o trabalho;
  3. Modalidades de apresentação: Mesa-redonda, Pôster.
  4. Nome e e-mail do autor e nomes dos coautores; vinculação do autor e nome da entidade de vínculo profissional;
  5. O Resumo deverá ter de 150 a 500 palavras e incluir os seguintes itens: Introdução; Palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco); Objetivo(s); Metodologia; Resultados; Público–alvo e Considerações Finais.
  6. Formatação: digitação em Word; papel tamanho A4; margens superior e inferior de 3cm; esquerda e direita de 2cm; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5 linha; parágrafo justificado, páginas numeradas no canto superior direito.