377CB8FA-40B2-4C53-BF11-A6AB44CC1731

Verdugo realiza palestra sobre a habilitação da pessoa com deficiência

O Professor Miguel Verdugo palestrou no XII Congresso da Rede Mineira das Apaes nesta sexta-feira (16) sobre a habilitação da pessoa com deficiência para promover a autodeterminação. De acordo com Verdugo, o conceito de autodeterminação tem a ver com a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e com a transição para a vida adulta.

“É importante que as famílias promovam espaços de interação para que seus familiares com deficiência melhorem sua qualidade de vida, aumentando, assim, a sua inclusão social e o incremento da própria autodeterminação”, afirmou Verdugo.

Em relação à educação, o professor afirmou que é importante melhorar a qualidade de ensino nas escolas comuns e produzir ações e atividades que possam promover a autodeterminação e a atividade autodirigida da pessoa com deficiência, além do conteúdo regular.

“O direito que nós temos a uma vida livre e poder de decisão sobre as nossas vidas é o mesmo para pessoas com deficiência. Basta avaliar, planejar e aplicar sistematicamente os apoios que ela necessita para crescer e controlar melhor seu presente e seu futuro”, explicou Verdugo.

Miguel Verdugo é diretor do Instituto Universitário de Integração na Comunidade (INICO), da Universidade de Salamanca, Espanha. A moderadora da mesa foi Sheilla Brasileiro.

Leave a reply